Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

OUTRO PONTO DE VISTA

Ok! Todos temos o direito de, num dia cheio e difícil , nos irritarmos com o chato, o burro, o lento e com todos os outros que são diferentes de nós (que é claro, imaginem! Não temos estas características!) mas, se pudermos nos policiar para reagir a estes seres apenas nestes dias, acreditem, nos tornaremos pessoas muito melhores!

Que tal toda vez que alguém custar a entender algo que você explica pela quarta vez, em vez de se irritar, responder ironicamente, fazer caras e bocas, ter qualquer atitude que intimide ou humilhe o tal ser, você simplesmente pensar (e acreditar) que pode ser uma limitação REAL e agradecer a Deus, seus pais ou a quem preferir por ter capacidades que faltam a outros?

Mude o ângulo de visão e, ainda que momentaneamente, acredite que a criatura, de verdade, não está "de sacanagem com a sua cara" e sim realmente com uma limitação ou dificuldade.

Como você reage quando assiste a um daqueles filmes que tem como protagonista alguém que superou seus próprios limites? E como você se sente um pouco antes do final feliz, quando o personagem parece que não vai conseguir? Ou, mesmo no meio do filme, quando parece que ele vai desistir? Já se percebeu torcendo por aquele ser fictício?

Pois é, a maioria de nós consegue fazer isso. Pena que na maioria das vezes nossa postura também termina junto com o filme, também é apenas uma ficção!

Se conseguirmos acreditar que, por mais absurdo que nos pareça, a pessoa REAL à nossa frente está se esforçando e fazendo o melhor que pode (seja no momento, no dia ou sempre...) com certeza mudaremos nossa postura imediatamente e muito provavelmente teremos a oportunidade de nos surpreendemos. Se não com a superação da pessoa, com a NOSSA própria superação, pois desde que o mundo é mundo, aceitar o diferente é um desafio aos seres humanos.

Você já tentou escrever com a mão que tem menos habilidade? Lembra como entender fração ou aquela simples equação matemática era tããão difícil aos 12 anos de idade? Pois é! Muito na vida é questão de maturidade (cerebral,física, emocional...) Que pode demorar mas ... às vezes, nunca chega.

Mas, aceitar que não somos o centro do universo (sim, ainda que inconscientemente, agimos muito assim) e que outro infelizmente não tem, talvez, a mesma capacidade que você, sem dúvida é um desafio à sua inteligência e nobreza de espírito, topas?

Ah! E se por acaso a tal criatura realmente for preguiçosa ou estiver tentando te fazer de bobo, acredite! Nada como um pouquinho de tempo pra deixar isso bem claro. Ela não resistirá à SUA mudança.

Um comentário:

  1. você está ficando mais madura à cada crônica que escreve. Gostei muito desta, cabe bem em muita gente, inclusive em mim.
    Um beijo, escreve mais, a gente aprende e cresce com a prática, na escrita também!

    ResponderExcluir